segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Promessas eleitorais podem ser levadas a sério?

 

Promessas eleitorais podem ser levadas a sério?




Vamos falar de política aqui na nossa sala de visitas virtual.



Chegou o ano de eleição e todos nós estamos cansados. Muito clichê e muito lugar comum nas propostas e falas dos nossos candidatos. Apesar de existir um intervalo de dois anos a cada processo eleitoral, a fórmula não muda. Parece que não existem avanços para o marketing  político e eleitoral.

E o eleitorado me parece pior que os candidatos. A população vive dizendo que quer mudança e continua elegendo os mesmos. Quando resolve renovar elegem um palhaço para Deputado Federal.

Esta crise não vai ser resolvida com uma reforma política, pelo menos não aqui no Brasil. O que vai resolver o nosso problema político é uma reforma na educação. E este processo irá demorar muito para se consolidar. Se iniciar uma reforma educacional hoje, demoraríamos muitos anos até que os resultados no sistema educacional fossem efetivos. E a partir de então, com a nova formação dos nossos cidadãos, aí sim, esperar daquela outra geração que quando atingir a idade adulta assuma uma nova postura frente as urnas. E não somente nas urnas, porque cidadãos melhores, constroem automaticamente um país melhor, uma realidade melhor a todo instante. Como todos já sabemos, é um processo muito demorado.


   "Mas promessas eleitorais podem ser levadas a sério? Promessas lançadas pelos candidatos em um verdadeiro duelo promovido pela grande mídia e pelo calor da disputa."

 

Eu creio na política e não posso trabalhar com o ideal, utópico ou imaginário. E trabalhar com a realidade é consolidar uma escolha dentro do cenário possível de transformação social.

E como fazer uma escolha correta? Não por um ou outro candidato, nem tampouco por um nome isoladamente. Eu creio na escolha pelo programa do partido e pelo programa de governo.

Infelizmente a população não sabe o que isso representa, muitos nunca leram ou discutiram uma tese para uma disputa partidária.

Então, a disputa eleitoral começa e ninguém sabe exatamente o que  exigir para eleger uma escolha. E a população não entende porque depois de eleitos não cumprem as promessas eleitorais. Mas promessas eleitorais podem ser levadas a sério? Promessas lançadas pelos candidatos em um verdadeiro duelo promovido pela grande mídia e pelo calor da disputa.

Quando a grande mídia utiliza manchetes de forma tendenciosa, os candidatos precisam acompanhar o ritmo por uma questão de sobrevivência no período eleitoral. E as campanhas se tornam agressivas e até mesmo desleais. O programa de governo por melhor que seja fica em segundo plano.

E a população se isenta de todas as culpas e não entende que por estar suscetível as opiniões da grande mídia, se torna a principal responsável por tudo o que temos visto de ruim no cenário político brasileiro.

E por fim, você já analisou os programas e propostas dos partidos a fundo? Já tem uma escolha?
Está disposto a acompanhar o trabalho do legislativo por quatro anos?

Muitos candidatos sérios desistiram ou se quer tiveram uma oportunidade porque foram julgados de forma generalizada. Outros políticos permanecem no cenário político, porém, sendo julgados como se fossem apenas mais um. E o eleitor continua equivocado, achando que propostas convenientes ou postura teatral de bom moço irão resolver o problema.

É agora a hora da escolha, depois não adianta reclamar...






Nenhum comentário:

Postar um comentário