segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Se diz cético, mas acredita na ciência com muita fé...




Se diz cético, mas acredita na ciência com muita fé...

Hoje eu vou partir do ponto de vista pessoal. Eu tenho visto cada vez mais se acalorar a discussão entre fé e ciência. E trago este tema porque tenho uma opinião e gostaria de compartilhá-la.

Vejo muitas pessoas afirmando que sabem como foi feito o céu e a terra, como foi feito o homem, os mares, ou seja, absolutamente tudo.

Vejo ainda que afirmam que "Deus" sabe exatamente quantos fios de cabelo tem na minha cabeça.

Muitos afirmam ainda que estão maravilhados porque os cientistas estão chegando cada vez mais perto de descobrir como foi que se formou o universo, teorias de uma grande explosão.

Mas será que é possível mesmo acreditar em tudo assim  sem necessitar filtrar?

Eu respeito muito as religiões e a ciência. Mas veja, são coisas distintas. Uma é baseada na filosofia e a outra é baseada em experimentos e estudos. Enquanto a filosofia acredita em algo sem contestar, o cientista continua suas pesquisas, coletando dados e buscando novas verdades do próprio trabalho.

O grande problema, é que a ciência também é feita por homens e existem pessoas bem e mal intencionadas em todo lugar.

Vou deixar como exemplo a soja. O número de produtos com soja se diversificou muito e só temos notícias na grande mídia que tratam a soja como milagrosa e cheia de benefícios. Mas será que é bem assim?

Existem o que chamam de má ciência, ou seja,  um cientista é um ser humano, passível de erros e das diversas imperfeições humanas, além de também cometer erros, o cientista pode ser surpreendido por subornos por exemplo.

Em outro post meu eu falei sobre a opinião de um indivíduo, em que ele tem um pensamento, uma opinião mas não encara como apenas um ponto de vista e sim como uma verdade absoluta.

Na contrapartida dos cientistas, existem vários líderes religiosos que na sua pregação falam com experiência e sabedoria, levando conhecimento de vida, obtido muitas vezes através do empirismo, mas que são muito interessantes e leva ajuda e conforto para milhares de pessoas.

Portanto, precisamos ter discernimento e filtrar todas as informações.

Gosto muito do agnosticismo, que é quando questionamos tudo e não encaramos nada como verdade absoluta, estamos sempre em busca de novos conhecimentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário