Negócio Social
"As frustrações, a hostilidade e a raiva geradas pela pobreza não podem garantir a paz."
“O sistema é cego para toda consideração que não seja o lucro”
Muhammad Yunus
(Prémio Nobel da Paz)
As ideias de Muhammad Yunus são realmente muito interessantes. Trago aqui algumas poucas informações sobre o Negócio Social, que acredito poder ser uma saída interessante para combater a pobreza e a desigualdade social.
Negócio social, da forma como o termo é comumente usado, foi definido a princípio pelo Nobel da Paz Prof. Muhammad Yunus e é descrito em seus livros Creating a world without poverty—Social Business and the future of capitalism e Building Social Business—The new kind of capitalism that serves humanity's most pressing needs. Várias organizações com as quais ele está envolvido ativamente promovem e incubam negócios sociais. Isto inclui o Yunus Centre em Bangladesh, o Yunus Social Business Centre University of Florence, o Grameen Creative Lab na Alemanha, e o Social Business Earth.
Na definição de Yunus, um negócio social é uma empresa sem perdas nem dividendos, projetada para atingir um objetivo social dentro do mercado altamente regulado de hoje. É diferente de uma organização sem fins lucrativos porque o negócio deve buscar gerar um lucro modesto, mas este será usado para expandir o alcance da empresa, melhorar o produto ou serviço ou de outras maneiras que subsidiem a missão social.
Na verdade, uma definição mais ampla de negócio social é possível, incluindo qualquer negócio que possui um objetivo social e não financeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário